Páginas


Nota Informativa

Na página inicial do blogue apenas surgem as primeiras frases de todo o artigo que é escrito, pelo que para o abrir de forma completa deverá 'clicar' em "Ler mais»"

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Fim de semana quase a 300!

Um fim de semana em cheio!

Este fim de semana passado foi produtivo em quilómetros de bike de estrada, fica o resumo dos 3 dias, 3 saídas!

Sábado

Apesar de ter trabalhado de manhã, aproveitei o final da tarde para, a “solo”, realizar a ligação desde Moimenta da Beira até à cidade da Guarda.
Foram 86,4 km, com um total de desnível acumulado vertical de 1318 mt, com alguma peripécias pelos meio! A começar pelo track (percurso) que me foi enviado, que estava “aldrabado” e que me levou a sair da estrada correcta, dirigir-me a uma aldeia isolada, a entrar aí num trilho próprio para… BTT, a necessitar de procurar alternativa a este e finalmente, a ter de voltar para trás em fuga a canídeos! Outro factor a realçar, o vento que este Verão não pára e que durante as tardes torna-se ainda mais insuportável, o que para os meus 62 kg, por vezes é uma aventura valente! A temperatura foi bastante alta e aliada a um desleixo na re-hidratação, cheguei ao fim dos 86,4 km bastante desidratado!
Segue-se o gráfico de altímetria vs velocidade

Domingo

A manhã na cidade da Guarda começou cinzenta e bastante húmida, mas com temperatura extremamente agradável, pena foi não ter sido assim toda a manhã!
Juntamente com 3 parceiros arrancamos com destino a Trancoso, onde iríamos chegar com mais 2 colegas que vieram desde lá ao nosso encontro! Desde a Guarda até Trancoso foram percorridos 80 km em ritmos pouco aconselháveis, por um percurso “inventado” onde quase todo o acumulado vertical foi feito em autênticas “paredes”, onde a loucura dos “piques” foi constante! Chegados a Trancoso e depois de um excelente abastecimento num café local (bifanas e “mulatas”), foi hora de dividir o grupo de 6 unidades, em 3 de 2 elementos, 2 “estacionaram” em Trancoso, 2 seguiram para a Guarda e outros 2 (eu e o meu parceiro e cunhado, o Sérgio) directos a Moimenta da Beira. Se a Trancoso chegamos com um ligeiro empeno nas pernas, até Moimenta da Beira rebentou-se com o resto! A ligação de 42km foi feita, apesar do vento contra, nos primeiros 29 km a uma média superior a 36 kph, altura em que o Sérgio trocou as pernas por “caibros” e foi necessário abrandar abruptamente o ritmo! A manhã rendeu então 122 km com 1712 mt de acumulado vertical.
Segue-se o gráfico de altímetria vs velocidade

Segunda-feira

Manhã idêntica, para não dizer igual, à do dia anterior em termos de condições do tempo.
Saída de Moimenta da Beira com destino a... Moimenta da Beira, passando por Armamar, Valdigem, Peso da Régua, Lamego e Castanheiro do Ouro (Tarouca). Foram 86,5 km e 1510 mt de acumulado vertical, realizados a um ritmo mais calmo do que aquele que eu tinha idealizado, mas o Sérgio não se deixou levar por alguma tentativas minhas de tentar aumentar o ritmo e ainda bem que assim foi!
Segue-se o gráfico de altímetria vs velocidade

No total foram realizados 294,9 km com um acumulado de desnível vertical de 4.540 mt, ou seja, um fim de semana em cheio!

Com a Douro Bike Race a exactamente 1 mês de distância, a preparação continua a ser feita dentro dos parâmetros pré-estabelecidos!

Sem comentários: