Páginas


Nota Informativa

Na página inicial do blogue apenas surgem as primeiras frases de todo o artigo que é escrito, pelo que para o abrir de forma completa deverá 'clicar' em "Ler mais»"

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Douro Bike Race – Dia Um

Depois de uma noite dormida “a correr” no pavilhão, o pessoal que chegou tarde fez algum barulho e o meu despertar foi antes das 6h, o Dia 1 DBR foi enfrentado com muita vontade de ir para os trilhos.

Como acordei cedo, foi com bastante calma que preparei tudo para que perto das 9h45 fosse possível sair da Base DBR e deslocar-me até à Zona de Meta / Zona Partida, um percurso bastante agradável com cerca de 5 km de extensão, utilizando um antigo trilho onde passava o comboio!

Mas afinal, antes da saída, deu-se o problema do dia!

Com 1 bidão de Gold Drink na bike e com mais 1,5 Lt na mochila de hidratação, vou para pedalar quando começo a sentir as costas molhadas, pensei que fosse suor, mas suor como se ainda não tinha arrancado e ainda estava fresco?! Pois bem, o reservatório da mochila estava (está) com uma perda na parte inferior, ou seja, a mochila teve de ficar na Base DBR e segui só com 1 bidão! Pensei que a etapa era curta e não haveria problema…

O gráfico da etapa:

altimetria dia 1

CIMG5732O início da etapa deu-se apenas às 11h00, já com uma temperatura muito elevada e sem nuvens, apenas o sol se avistava no céu!
Arranquei na frente e por lá me mantive nos primeiros 3 km, quando decido baixar o ritmo, aquela velocidade não era para mim e além de hoje há mais, mais sofrimento pela frente!
Cedo me apercebo que 1 triste e só bidão seria curto para chegar ao reforço, reforço este que nos aguardava aos 24 km. A partir deste momento da percepção da pouca água, começo a ter de gerir 2 coisas, o andamento para não subir muito, como o bidão para não não descer rápido demais, mas o calor era muito e apesar da contenção de ingestão de Gold Drink, ao km 18 estou com a bebida isotónica desaparecida, nem no bidão nem no corpo, a transpiração era naturalmente intensa com o horário a que se pedalava e comecei a desidratar. Foi com um imenso sacrifício que cheguei ao reforço, a subida era muito exigente e depois quando acabou, começaram os trilhos a mostrar o que seriam ao longo de toda a etapa!

Chegado ao reforço, já com uma perda acentuada de tempo devidoCIMG5738 à desidratação, fui obrigado a parar durante um bom pedaço de tempo, água, coca-cola e laranjas foram o que me fizeram voltar a olhar para a bike para voltar a pedalar!

O resto do percurso ainda tinha algumas subidas duras, realço a autentica parede ao km 39, e as descidas eram de índice técnico alto, ou seja, a etapa de hoje foi de dureza total, desde o momento em que se partiu até ao momento em que se chegou!

Como resumo da etapa ficam os seguintes dados:

  • Distância: 44,33 km
  • Desnível vertical: 1576 mt
  • Tempo parado no reforço: 14m15s
  • Tempo total: 3h39m31s
  • Calorias: 2.200

À organização, um único reparo e pouco importante, altimetria anunciada errada, quanto ao resto, excelente até ao momento!!!

Agora resta esperar pelo jantar e depois descansar!

Amanhã temos o Douro Bike Race – Dia Dois, com publicação online ao final da tarde!

Sem comentários: