Páginas


Nota Informativa

Na página inicial do blogue apenas surgem as primeiras frases de todo o artigo que é escrito, pelo que para o abrir de forma completa deverá 'clicar' em "Ler mais»"

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Antevisão – Maratona Invernal de BTT Cidade da Guarda / Fim Época 2011

Espera-se bom tempo para desfrutar daquele que possivelmente será o meu último evento de BTT em 2011!

A Maratona Invernal de BTT Cidade da Guarda é já daqui a 3 dias e hoje fiz a última alteração na Stumpjumper Expert Carbon 29er “ICC Version”.
Alterei o pneu da frente, o Renegade S-Works 29x1.95 2BlissReady, pelo Ground Control 29x2.1 2BlissReady (isto já depois de ter trocado o Renegade Control 29x1.95 2BlissReady traseiro pelo Fast Trak Grid 29x2.0 UST - Tubeless), trocas feitas de acordo com as exigências da estação do ano em que nos encontramos (no pneu traseiro existiu o cuidado de optar pela versão UST – Tubeless em detrimento do 2BlissReady, apesar do agravamento de peso, mas pensando na eficácia que o UST tem em rolar sem câmara de ar, onde existe mais peso em carga).

Maratona Meia-Maratona Olhando os gráficos de distância vs altimetria" deste evento, nota-se uma diferença abismal de dificuldade física entre as 2 distâncias, isto devido aos acumulados de ambas, 1.900mt vs 900mt, apesar de  tão só existirem cerca de 22km de diferença entre elas, 67km vs 45km.
Pegando num cálculo simples de pendentes, a Maratona terá um pendente médio de 2,84% e a Meia-Maratona de 2%, se adicionarmos a esta discrepância a diferença de distâncias, obtém-se, obviamente, um nível de dificuldade bem diferente entre percursos. Não esquecer a condicionante do estado do piso, que segundo tenho conhecimento estará “pesado”.
Feita esta simples análise, há que entender o ritmo a colocar mediante o percurso escolhido. Se o ritmo fosse imposto sob um controlo de velocidade, poderá dizer-se que na Meia-Maratona se apostaria numa velocidade média a rondar os 19/20 km/h, enquanto na Maratona a aposta passaria a ser entre os 16/17 km/h, mas como nesta altura do ano o piso pode condicionar de sobremaneira, o ritmo será imposto pela gestão de esforço, baseado em patamares de cardio!

Se não houver até domingo nada de anormal, irei realizar a Maratona, isto apesar de o corpo começar a pedir um pouco de descanso.
Desde o início de Julho que estive em estado de carga crescente até meados de Setembro, aquando da realização da Douro Bike Race, e desde então, e até agora, a carga de treinos e eventos se tem mantido em ritmos um pouco altos.
Caminho Francês Santiago Olhando um pouco para o futuro próximo, com uma mais que possível ausência de participação em eventos durante o mês de Dezembro e Janeiro, assim como a realização do previsto CFS2012 (Caminho Francês de Santiago em 2012) para Maio ou Junho e nova possível participação na edição da Douro Bike Race em Setembro de 2012, esta será talvez a altura ideal de deixar de pisar os pedais com a intensidade “normal” e desenjoar os músculos de “tanta” bicicleta!
Para já está assim pensado, nos próximos dias se decidirá o que fazer!

O resumo da Maratona Invernal de BTT Cidade da Guarda será publicado na próxima terça-feira, como vem sendo hábito nas últimas semanas.

A apresentação pormenorizada da Stumpjumper Expert Carbon 29er “ICC Version”, assim como a análise da mesma, será publicada no início do mês de Dezembro.

Sem comentários: