Páginas


Nota Informativa

Na página inicial do blogue apenas surgem as primeiras frases de todo o artigo que é escrito, pelo que para o abrir de forma completa deverá 'clicar' em "Ler mais»"

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Caesar's Bola, Sabor a Mar

Ser beirão é apreciar uma boa Bola, essa iguaria que faz parte da história de uma cidade que faz parte da minha vida, Lamego.

Claro que a Bola que aqui venho apresentar, não é uma cópia das famosas Bolas de Lamego, mas é baseado nelas que criei um receita que liga partes da minha vida, a Bola enquanto beirão, o Mar enquanto Marinheiro do tempo em que estive, orgulhosamente, embarcado na Armada Portuguesa!

Para quem me tem vindo a acompanhar, já percebeu que poucas Farinhas Refinadas uso, sal quanto sal industrializado é zero (uso por vezes Flor de Sal), açúcar muito raro (uso Stevia quando mesmo necessário), margarina ou manteiga é de evitar a todo o custo e óleos é ficar longe deles, uso Azeite Caseiro, caseiro da casa dos meus pais!
Com isto quero dizer que a receita desta bola, fica distante da Bola de Lamego nos ingredientes, mas com um sabor que me satisfez a mim e à minha cobaia preferida, a minha filha Renata!

Ingredientes Para a Massa:
  • 250 gr de Água
  • 25 gr de Fermento Fresco
  • 300 gr de Farinha de Trigo Integral
  • 100 gr de Farinha de Arroz Integral
  • 100 gr de Farinha de Grão de Bico (pulverizei Grão de Bico seco, 1 min / vel 9)
  • 60 gr de Azeite Puro
  • 1 colher de café de Flor de Sal - Salinas Corredor do Sol
Ingredientes para o Recheio:
  • 3 latas de Atum Natural em água
  • 10 (rolos) de Delícias do Mar
  • 1 Cebola pequena
  • 2 Alhos
  • 10 gr de Azeite Puro
  • 1 colher de chá de Tomilho
Preparação:
  • Colocar a Água, o Azeite e o Fermento no copo da Bimby - 2 min / 37ºC / vel 2
  • Acrescentar as Farinhas e a Flor de Sal - 2min / vel Espiga
  • Retirar do copo e deixar a levedar durante aproximadamente 45 min
  • Enquanto a Massa fica a levedar, tratar do recheio:
    • Colocar no copo da Bimby o Azeite, a Cebola e os Alhos - 5min / 120ºC / vel 1
    • Acrescentar o Tomilho, o Atum e as Delicias do Mar - 2 min / 100ºC / vel Inversa Colher
  • Dividir a Massa em 2 partes, cobrir uma travessa com a 1ª metade, colocar o recheio e cobrir com a 2ª metade da Massa.
  • Levar ao forno a 190/200ºC


Sem comentários: